BLOG | Lei 13.838 de 2019

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.838 de 2019, publicada nesta quarta-feira (5) no Diário Oficial da União. Oriunda do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 120/2017, a nova lei dispensa a carta de anuência no processo de georreferenciamento de imóveis rurais.

 

Com a dispensa da anuência expressa dos confrontantes para realização da descrição georreferenciada, bastará a declaração do próprio requerente de que respeitou os limites e as confrontações.

 

Autor da proposição quando ainda era deputado federal, o senador Irajá (PSD-TO) disse, durante a votação no Senado, em maio, que a iniciativa beneficia mais de 15 milhões de pequenos, médios e grandes produtores em todo o país. Segundo ele, o projeto busca resolver litígios ocorridos há muitas décadas, quando as medições das propriedades não eram precisas, o que contribuiu para gerar insegurança jurídica em todo o país.

 

Irajá explicou que todo o procedimento do georreferenciamento é bastante cuidadoso, porque envolve trabalho e tecnologia de alta precisão, o que confere total confiabilidade ao processo. Além da tecnologia, há os marcos cravados nas divisas das propriedades. Ao final, o Incra valida o georreferenciamento, encaminhando o mesmo para averbação em cartório.

 


NEWSLETTER
RECEBA AS NOVIDADES E INFORMATIVOS EM SEU E-MAIL
ATENDIMENTO
Rua Farmacêutico, Luiz Andrade , 368 - Maringá/PR
atendimento@alvotopografia.com.br
(44) 3246-1931 / (44) 99181-0307
CONTATO
FALE CONOSCO
Copyright © 2025 www.alvotopografia.com.br. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, conjunto imagem, layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da Alvo topografia. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização.